Júri Internacional do Edital Internacional de Seleção de Projetos Audiovisuais – CPLP 2025 – Linhas DOCTV e FICTV

 

Júri Internacional do Edital Internacional de Seleção de Projetos Audiovisuais – CPLP 2025 – Linhas DOCTV e FICTV

O  Programa CPLP esta na fase de seleção do júri internacional para a  seleção dos projetos do Edital Internacional de Seleção de Projetos Audiovisuais – CPLP 2025  das linhas DOCTV e FICTV. 

 

ANDRÉ GRAÇA

Doutor em Estudos de Cinema pela University College London (UCL), é pesquisador do setor audiovisual, com foco no cinema português. Atua como professor na Universidade Lusófona e pesquisador do CICANT, além de consultor nas áreas de planejamento, gestão e estratégia. Possui publicações nacionais e internacionais sobre cinema, políticas culturais e mercado audiovisual, e integra projetos financiados pela Comissão Europeia, como o CresCine, dedicado ao fortalecimento da competitividade do cinema em países europeus.

 

ALEKSEI ABIB

Diretor, roteirista, escritor e destacado consultor de roteiro no Brasil, assina obras como A Via Láctea (Festival de Cannes) e Água na Boca (Band), além de atuar como script-doctor em filmes premiados como Elena, De Menor, Eduardo e Mônica e Mais Forte que o Mundo. Foi consultor do Laboratório Novas Histórias, do Programa Ibermedia e do Projeto Paradiso, é professor convidado da EICTV (Cuba) e autor convidado do livro Profissão Repórter. Entre seus trabalhos recentes está o documentário Você Não É Um Soldado, exibido e premiado internacionalmente, e o romance O Templo, vencedor do ProAC.

 

PEDRO PIMENTA

Cineasta e Produtor. Iniciou a carreira em 1977 no Instituto Nacional de Cinema de Moçambique. Produziu curtas, documentários e longas em diversos países africanos, colaborando com cineastas como Licínio Azevedo e João Ribeiro. Foi diretor de programas do Festival de Cinema de Durban, assessor da UNESCO para formação audiovisual na África Austral, fundador do festival Dockanema e é o primeiro moçambicano membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

 

DI MORETTI

Roteirista paulista, formado em Rádio & TV pela FAAP e em Jornalismo pela PUC-SP, estreou no cinema com o documentário O velho, a história de Luiz Carlos Prestes (1997). Colaborou em filmes premiados como Latitude Zero e Cabra Cega, vencedores de Melhor Roteiro no Festival de Brasília, e dirigiu documentários como “23 anos em 7 segundos” (2009) e “A última estação” (2012). Atua como professor e consultor de laboratórios de roteiro, como o Sundance Institute, e é fundador da associação Autores de Cinema (AC).

 

JOEL ZITO ARAÚJO

Cineasta, pesquisador e escritor, é formado pela ECA-USP e realizou pós-doutorado na University of Texas at Austin. Iniciou sua carreira no documentário, com obras marcadas pela reflexão sobre a sociedade brasileira, destacando-se A Negação do Brasil (2001), premiado no festival É Tudo Verdade. Em 2004, lançou seu primeiro longa-metragem de ficção, Filhas do Vento, vencedor de oito prêmios no Festival de Gramado e exibido em importantes festivais internacionais.

 

LAÍS BODANKZY

Cineasta, iniciou sua carreira com o curta Cartão Vermelho (1994) e ganhou destaque com o longa Bicho de Sete Cabeças (2001), amplamente premiado no Brasil e no exterior. Em parceria com Luiz Bolognesi, desenvolveu o projeto Cine Mambembe e dirigiu obras marcantes como Chega de Saudade (2007) e Como Nossos Pais (2017), selecionado para o Festival de Berlim e vencedor do Festival de Gramado. É sócia da produtora Buriti Filmes.

 

MARIO BORGNETH

Coordenador Executivo da Unidade Técnica do Programa CPLP Audiovisual 

Cineasta, roteirista e produtor. Foi assessor especial do Ministério da Cultura e Secretário Nacional do Audiovisual, coordenador executivo dos Programas DOCTV e FICTV no Brasil e Iberoamérica, coordenador executivo do I Fórum Nacional de Tvs Públicas, Diretor de Relacionamento e Rede da EBC/TV Brasil, Diretor do Núcleo de documentários da TV Cultura, Documentarista e Assessor de Comunicação da Liga das Sociedades da Cruz Vermelha na África Austral.

 

MAURO GARCIA

Coordenador Geral Unidade Técnica do Programa CPLP Audiovisual

Presidente Executivo da BRAVI (Brasil Audiovisual Independente), associação do setor audiovisual brasileiro e Diretor Executivo do ICAB (Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros). Foi Presidente da ACERP – Organização Social mantenedora da TVE Brasil e das Rádios MEC (1998 a 2001) e da ABEPEC – Associação das Emissoras Educativas e Culturais (1999); membro do Conselho de Administração do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo (até 2024) e do Conselho Deliberativo da SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (2019–2022); Diretor de Programação e Produção da TV Cultura de São Paulo e Diretor de Projetos Especiais (2005 a 2010) e Diretor de Conteúdo da TV Rá-Tim-Bum, primeiro canal infantil brasileiro da TV por assinatura.

 

BETO TIBIRIÇÁ

Equipe Unidade Técnica do Programa CPLP Audiovisual PAV III

Produtor Cultural e Audiovisual, foi coordenador de programação das Oficinas Culturais Oswald de Andrade, diretor do Departamento de Formação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, coordenador do departamento de produção da Fundação Cultural São Paulo e do Núcleo de Documentários da TV Cultura.  Através da Plateau Produções vem produzindo nos últimos 30 anos obras de Manoel de Oliveira, Kiko Goifman, José Fonseca e Costa, Marcelo Caetano, dentre outros realizadores, que vem participando e obtendo premiações nos mais destacados festivais, tais como Cannes, Berlim, Veneza, Roterdã, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Festival do Rio.

 

LEO MATHEUS

Equipe Unidade Técnica do Programa CPLP Audiovisual PAV III

Especialista em TV com 40 anos de experiência, transitou por toda a cadeia de comando da programação, atuando como coordenador, gerente e diretor. Aliando a prática de mercado à formação em Gestão Pública, aplicando a eficiência e visão estratégica em todos os pilares da radiodifusão.

Especialista em TV com 40 anos de experiência, transitou por toda a cadeia de comando da programação, atuando como coordenador, gerente e diretor. Aliando a prática de mercado à formação em Gestão Pública, aplicando a eficiência e visão estratégica em todos os pilares da radiodifusão.

 

Rolar para cima